ANÚNCIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BEM VINDOS!

É imensa satisfação receber sua visita a este blog. Meu desejo é que os artigos postado possam edificar, consolar sua vida. Caso algum artigo lhe seja útil e queira usar fique a vontade para isso, pois tudo é feito para Honra e Glória do Senhor Jesus Cristo. Um pedido quero fazer, se você foi edificado, consolado indique este blog ao seu círculo de relacionamento. Minha oração ao Pai do Senhor Jesus Cristo é que Ele lhe abençoe imensamente, com todo sorte de Bençãos espirituais nos lugares celestiais.

Cookie

Em seu Emaill!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

NEWSLETTERS

TRANSLATE

Pesquisar este blog

10 de out. de 2008

O QUE É IGREJA?


O QUE É IGREJA, AFINAL?


Através dos séculos o entendimento do que é a Igreja acabou por deixar como ênfase sobre a Igreja os prédios em que a Igreja se reunia. Esses locais acabaram por se tornar a Igreja e, isso passou por tradição para nós, por este motivo ouvimos por aí frase como essas: hoje vou à Igreja; a nossa Igreja é muito linda; venha para a nossa Igreja; a nossa Igreja é a certa, e tantas outras como essas, deixando bem claro que quem fala isso não sabe o que é Igreja.
Quando o Senhor Jesus Cristo usou a palavra Eclésia (grego) que traduzida para o nosso português é Igreja. Essa palavra Eclésia em seu sentido etimológico quer dizer “os tirados para fora”. A Obra ou a Missão do Senhor Jesus Cristo é Salvar os homens dos seus pecados e tira-los de debaixo do Jugo de satanás e transportá-los para o seu Reino (Colossenses 1:13,14). Ora, se saímos de um reino e entramos em outro, temos nessa ação a Eclesia, a Igreja. Agora podemos entender melhor o que é Igreja. Partindo desse entendimento excluímos como Igreja o prédio e as frases acima. A Igreja é a reunião de todos os que foram salvos por Jesus Cristo e tirados do mundo, pois o mundo está debaixo do jugo de Satanás ou do Maligno ( 1 João 5:19). Essa reunião da Eclésia é também chamada de: Edifício de Deus, Templo de Deus; Casa do Deus Vivo, e cada um dos que fazem parte desta Eclésia (Igreja) é chamado de pedras vivas (1 Pedro 2:5). Se somos pedras vivas, deveremos ser colocados de forma a termos uma construção espiritual, todas as construções devem ter um fundamento, na construção da casa espiritual tem também um fundamento e esse fundamento é uma pedra essa pedra é uma revelação (Mateus 16:16 e 18) e essa revelação é: Quem é Jesus. Não existe Igreja sem essa revelação.

QUANTAS IGREJAS EXISTEM?

Segundo a declaração do próprio Senhor Jesus em Mateus 16:18 – Ele disse que edificaria a sua Igreja e não Igrejas. Diante DEle existe somente uma Igreja, a Igreja.
Por estarmos vivendo nesta terra e ainda sermos temporais, o Senhor Jesus nos permite classificar a Igreja por sua localização, conforme temos registro em Apocalipse 1:11. As Cartas contidas no Novo Testamento, principalmente as do Apóstolo Paulo identifica a Igreja pela cidade em que está. Por isso temos as Cartas: Aos Romanos (1:7); Aos Corintios (1 Corintios 1:2); Aos Gálatas (a Galácia era uma região onde havia muitas cidades e por isso muitas igrejas – Gal.1:2); Aos Efésios; Aos Filipenses; Aos Tessalonicenses. Entendendo isso podemos dizer que hoje identificamos a Igreja pelo Pais, Estado e Cidades onde a Igreja está presente. Por Exemplo: Se um dos Apóstolos do Novo Testamente escrevesse uma carta hoje para a Igreja Brasileira, essa carta deveria ser lida em todas as cidades do Brasil em que a Igreja está presente, não importando a denominação que cada uma professa. Esse denominacionalismo que temos em nossos dias provavelmente deixaria os apóstolos do Novo Testamento, como Paulo, João, Pedro muito confuso e provavelmente não saberiam identificar a qual das Igreja eles fariam parte.

UMA ARTIMANHA DO INIMIGO

Creio que o denominacionalismo tem sido muito útil para o inimigo de Deus e consequentemente nosso também, para dividir a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Cada Igreja levanta uma bandeira do irmão que Deus usou para trazer um novo entendimento sobre algum aspecto da Palavra de Deus. Infelizmente os que vieram após ele estabeleceram aquele entendimento como verdade única e criaram uma cerca ao seu redor e, se fecharam para novos entendimentos (revelação) que Deus queria dar a Igreja e assim começou um circulo vicioso que hoje é conhecido como denominaciolismo e assim a Igreja está divida. Durante os séculos em que a história da Igreja foi escrita vemos isso muito claramente ali relatado. Quem sai ganhando é nosso inimigo, ainda que pareça que temos vantagem sobre ele. Isso é uma verdade tão grande que foi um dos assuntos que o Apóstolo Paulo tratou fortemente na Igreja de Corinto (1 Corintios 1:10-17) essa exortação teve um resultado ali em Corinto mas, que se repetiu nos séculos posteriores. Hoje vivemos essa divisão.
Creio que o Senhor Jesus Cristo fará algo, para que o denominacionalismo caia por terra e, que venhamos a viver a Unidade da Igreja e, não um Ecumenismo Evangélico. Não é porque nos suportamos e evitamos falar de algum tema polemico que estejamos vivendo a unidade. A unidade vai muito além disso, pois é algo sobrenatural, é feito pelo Espírito de Deus, é quando o Amor e não regras ou algo estabelecido nos une. O Amor conforme I Corintio 13 é:
Paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, Não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não Procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba.
Quem está disposto a não ter ciúmes quando o outro é exaltado?
Quem está disposto a se vestir e se portar de tal forma para não ferir o outro?
Quem está disposto a preferir o outro em honra, a buscar o interesse do outro?

Quem sabe os membros das diversas denominações até estariam ou estão agindo assim, e os líderes, os Pastores, os Apóstolos terão essa mesma disposição, vendo o Pastor ou Apostolo do Ministério Tal sendo promovido em eventos ou na mídia? Não ardemos em ciúmes, não preferimos os nossos interesses. Será que no nosso coração não estamos agindo como Arão e Mirian achando que assim como Deus usa o Pastor ou Apóstolo Tal pode me usar também?
Não está o nosso coração cheio de Egoísmo.
São essas coisas que fazem a diferença quando falamos de Unidade. No Ecumenismo temos um relacionamento que até parece uma Unidade mas que em verdade não o é; pois não é o Amor que une e sim preceitos, acordos e a tentativa de criar pontos em comum doutrinários.
Quando realmente o Amor de Deus (aquele Amor que Dá, como Deus deu o seu único Filho por nós – João 3:16) estiver abundante em nossos corações, estaremos caminhando para a verdadeira Unidade.

A VERDADE

A verdade sobre esse Amor de Deus é que está em nós ( se você tem o Espírito Santo - Romanos 5:5) falta-nos simplesmente nos dispor a crer nisso e vivermos esse amor. Para viver esse Amor é nos necessário “negar a nós mesmo e tomarmos a cruz a cada dia”. Essa atitude parte da nossa vontade e desejo da Unidade da Igreja.
Se você deseja ver a UNIDADE DA IGREJA, junte-se a mim em oração e buscando a comunhão com irmãos que está na cidade em que vives. Simplesmente AME OS IRMÃOS.

Nenhum comentário:

Mondiad

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP