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14 de fev. de 2017

ESTUDOS EM EFÉSIOS - 1: 7 - 14




Vs. 7 – 14 – Paulo mostra a Redenção, revela o mistério de Deus e o selo de nossa garantia

Cada pessoa da Trindade não age de modo independente uma da outra, mas, trabalham juntas para possibilitar a nossa salvação. Cada pessoa tem um obra especial a realizar com o qual contribui em nossa vida.
Vs. 7 – em quem temos a redenção – o verbo remir significa: resgatar, expiar, libertar. Jesus comprou um escravo para libertá-lo. Pagou com seu próprio sangue e assim nos libertou da Lei (Gálatas 5:1), da escravidão do pecado (Romanos 6) e do poder de Satanás e do mundo (Gálatas 1.4, Cl 1:13,14). Somos ricos porque somos filhos.
Nesta compra fomos perdoados. Perdoar significa: apagar, levar embora. Isto era o que acontecia no Velho Testamento quando no Dia da Expiação o sumo sacerdote enviava o bode expiatório para o deserto com todos os pecados do povo. E que lançaria os nossos pecados nas profundezas do mar (Lev. 16; Miqueias 7:19).
Vs.8 – 11 - Segundo essa obra redentora ele a tornou abundantemente para nós em toda sabedoria e prudência. Revelou-nos o mistério da sua vontade, esse mistério não se relaciona com coisa sinistras, mas sim um segredo sagrado o qual é de tornar a congregar em Cristo todas as coisas nos céus e na terra.
Por causa desse propósito em Cristo fomos feitos herança e como herança fomos predestinados segundo esse mistério de Deus. Somos predestinados a que? A andar segundo o propósito de Deus (Romanos 8:29). Somos para Louvor e Glória de Deus.
Vs. 12-14 – Estamos em Cristo, depois que ouvimos a palavra da verdade. Esse ouvir envolver o ouvir, crer e falar ou seja como é mais comum entre os evangélicos “receber a Jesus como Senhor e Salvador”. Feito isto, fomos selados com o Espírito Santo da promessa. Ser selado significa: que esse selo é a nossa garantia da salvação efetivada quando Cristo voltar (I Pedro 1.5,9), quando seremos transformados e receberemos um novo corpo celestial (I Coríntios 15.51,52; 2 Coríntios 3.18).

Vs.15-23 –

Paulo tinha ouvido da fé e do amor dos Efésios e por causa disso ele não cessava de dar graças a Deus, lembrando deles nas orações e fazendo um pedido de que eles entendessem a grande riqueza que tinham em Cristo. A vida cristã possui duas dimensões inseparáveis: a fé em Deus e o amor aos homens. Mas, Paulo sabia que o amor e a fé eram apenas o começo. Tinha muito mais para os efésios descobrirem, e foi por isso que o apóstolo orou por eles e por nós. Orações que Paulo fez: Efésios 1:15-23; 3:14-21; Filipenses 1:9-11; Colossenses 1:9-12), encontramos as bênçãos que desejava que seus convertidos desfrutassem. Observe que em nenhuma dessas orações ele pede coisas materiais. Sua ênfase é sobre a percepção espiritual e sobre o verdadeiro caráter cristão. Precisamos entender dois fatos em sua súplica por iluminação. Primeiro – esse esclarecimento vem do Espírito Santo. Ele é o espírito de sabedoria e revelação (João 14:25,16; 16:12-14). O ser humano não é capaz de compreender as coisas de Deus contando apenas com sua mente natural. Precisa que o Espírito o ilumine (1 Coríntios 2:9-16). Em segundo – essa iluminação é dada ao coração daquele que crê (Efésios 1:18). O coração na Bíblia representa o ser interior e inclui as emoções, a mente e a volição. O ser interior, o coração, possui faculdades espirituais paralelas aos sentidos do corpo (olfato, tato, visão, etc). Era isso a que Jesus se referia em Mateus 13:31. A incapacidade de ver e compreender as coisas espirituais não deve ser atribuída a inteligência, mas sim ao coração. Os olhos do coração devem ser abertos pelo Espírito de Deus.
Vs.17b – Para conhecermos a Deus. Trata-se da mais elevada de todas as formas de conhecimento. O ateu afirma de não há Deus a ser conhecido, e o Agnóstico afirma que se há um Deus não temos como conhece-lo. Paulo afirma pela sua experiência com Deus de que o ser humano não é capaz de entender verdadeiramente coisa alguma sem o conhecimento de Deus. O cristão deve crescer no conhecimento de Deus. A salvação é o conhecimento pessoal de Deus. A santificação é o conhecimento crescente de Deus. A glorificação é o conhecimento perfeito de Deus.
Vs.18a – Para conhecermos o chamamento de Deus – o termo chamado é de grande importância para o cristão. A palavra igreja é a combinação de dois termos gregos que significam “chamado para fora”. Paulo testemunhava sempre que ele tinha sido chamado. O chamamento de Deus se dá pela sua graça não por méritos nossos. O termo esperança não significa “espero que isso aconteça” como uma criança que espera ganhar um presente. Esse termo implica certeza do futuro.
Vs. 18b -  Para conhecermos as riquezas de Deus. Nessa oração ele não se refere à nossa herança em Cristo, mas sim à herança dele em nós. Deus nos considera parte de sua grande riqueza (Efésio 1:6). Deus nos trata com base no futuro não no passado.
Vs.19 -23 – Ao nos tornar sua herança, Deus demonstra seu amor. Nós cristão precisamos de poder por vário motivos. Em primeiro, somos fracos demais por natureza para dar o devido valor e nos apropriarmos dessas riquezas, a fim de usá-las corretamente. O segundo motivo, há inimigos que desejam tomar essas riquezas de nós. Jamais seriamos capaz de derrota-los com nossas forças precisamos de do poder do Espírito Santo.
Nos versos 22 e 23 Paulo esclarece a aplicação prática. Pelo fato de sermos cristãos, fazemos parte da igreja, o corpo de Cristo, e ele é o Cabeça. Isso implica que existe uma ligação entre nós e Cristo. Ele é o cabeça então há uma garantia de funcionamento adequado.

Nos quatro evangelhos vemos o poder de Deus operando no ministério de Jesus Cristo, mas no livro de Atos vemos o mesmo poder operando através de homens e mulheres comuns, membros do corpo de Cristo.

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