Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BEM VINDOS!

É imensa satisfação receber sua visita a este blog. Meu desejo é que os artigos postado possam edificar, consolar sua vida. Caso algum artigo lhe seja útil e queira usar fique a vontade para isso, pois tudo é feito para Honra e Glória do Senhor Jesus Cristo. Um pedido quero fazer, se você foi edificado, consolado indique este blog ao seu círculo de relacionamento. Minha oração ao Pai do Senhor Jesus Cristo é que Ele lhe abençoe imensamente, com todo sorte de Bençãos espirituais nos lugares celestiais.

Para Meditar

Em seu Emaill!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

TRANSLATE

Pesquisar este blog

21 de ago de 2015

A VIDA HUMANA EM TRÊS PLANOS

Queridos leitores, estou publicando o primeiro capítulo do Livro “A VIDA EM UM PLANO MAIS ALTO” é um Clássico de RUTH PAXSON, publicado pela Editora dos Clássicos.
São três volumes e trata dos fundamentos básicos sobre
Quem é Jesus Cristo
Os estágios da obra de Cristo
O Crescimento norma da vida cristã

                A VIDA HUMANA EM TRÊS PLANOS

A Bíblia é um espelho no qual o homem pode se ver como ele é. Qualquer pessoa que desejar uma fotografia verdadeira de si mesma poderá encontrá-la na Bíblia. Ela é o estúdio de Deus no qual será encontrada a fotografia de cada um dos Seus seres criados. Sua fotografia está lá. Ela foi tirada pelo Fotógrafo Divino, portanto ela é impecavelmente precisa. Você deseja ver sua fotografia?
O Espírito Santo, por meio do apóstolo Paulo, dividiu a raça humana em três grupos claramente distintos, e todos os membros da família humana, independentemente da raça ou herança natural, pertencem a um desses grupos. A descrição de Deus de cada um é tão precisa e verdadeira que toda pessoa poderá saber com certeza em qual classe ela está.
Esta classificação apresenta um estudo da vida humana em três planos: o mais baixo, o mais alto e o plano médio, ou o homem natural, o homem espiritual e o homem carnal.
Começaremos o estudo da vida no plano mais baixo, que é

O HOMEM NATURAL
I Co 2:14; Rm 8:9; I Co 12:3b e Jo 14:6

O homem natural é um cristão? Ninguém que não tenha um relacionamento correto com Deus pode ser chamado de cristão. Então o homem natural está corretamente relacionado com Deus? Para responder a nossa pergunta vamos começar com João 14.6 e voltar para I Coríntios 2.14.
Jesus disse que ninguém pode ter um relacionamento correto com Deus o Pai exceto através dEle mesmo. A Bíblia nos mostra com inconfundível clareza que para isso é necessário receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Paulo disse que ninguém, pode verdadeiramente declarar Senhor Jesus, exceto “pelo Espírito Santo”, e que se o Espírito Santo não habita em alguém ele não pertence a Deus como uma propriedade dEle. Somente o Espírito Santo é quem conhece as coisas de Deus, as quais Ele deseja nos dar gratuitamente em Cristo. Mas I Coríntios 2.14 nos diz que o homem natural se recusa a receber as coisas do Espírito, pois elas parecem tolices para ele. Mais do que isso, ele não pode conhece-las porque elas requerem uma mente espiritual para discernir verdades espirituais e ele está sem o Espírito Santo. Portanto, está muito claro que o homem natural não tem um relacionamento correto com Deus. Consequentemente, do ponto de vista de Deus, não importa a vida exemplar que ele possa viver no plano natural, ele não é um cristão.

A Atitude do Homem Natural para com Deus

                Vamos estudar o que as Escrituras dizem sobre a atitude do homem natural para com Deus:
·         Gálatas 4.8 – Ele não conhece a Deus.
·         Romanos 1.21 – Ele não tem gratidão para com Deus.
·         Romanos 3.11 – Ele não tem desejo de Deus.
·         I João 4.10 – Ele não tem amor por Deus.
·         Romanos 3.18 – Ele não teme a Deus.
·         Romanos 1.21,25 – Ele não adora a Deus.
·         II Timóteo 3.8 – Ele resiste à verdade.
·         I Coríntios 2.14 – Ele não recebe as coisas de Deus.
·         II Tessalonicenses 2.12 – Ele rejeita a verdade de Deus.
·         II Tessalonicenses 1.8 – Ele desobedece ao Evangelho de Deus.
·         Romanos 5.10 – Ele é inimigo de Deus.

O Relacionamento do Homem Natural com Deus

                A atitude do homem natural para com Deus determina seu relacionamento com Deus. Romanos 5.10 e Colossenses 1.21 tornam bastante claro que o homem natural é um franco e declarado inimigo de Deus. Esta atitude de sua parte determina o que deve ser o relacionamento de Deus com ele.
·         Efésio 2.17 – Ele está distante de Deus.
·         Romanos 3.19 – Ele é culpado diante de Deus.
·         João 3.18 – Ele é condenado por Deus.
·         João 3.36 – Ele está debaixo da ira de Deus.
·         Efésio 4.18 – Ele está alienado da vida de Deus.
·         Efésios 2.12 – Ele está sem Deus nesta vida.
·         II Tessalonicenses 1.9 – Ele está sem Deus na vida vindoura.

A Condição do Homem Natural

                O homem natural está sem o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, portanto ele vive exclusivamente e apenas para si mesmo. “O velho homem” é o centro da sua vida e possui indivisível controle sobre todo o seu ser. O ego domina seus pensamentos, afeições, linguagem, vontade a ações. Sua natureza é pecaminosa, portanto sua conduta é pecaminosa.
                O homem natural está morto para Deus, mas vivo para o pecado, o ego e Satanás. Ele está sob o domínio do “príncipe da potestade do ar” e é escravo do pecado. Ele é um homem perdido, indefeso e desesperado. A parte trágica disso é que “o deus deste século” cegou sua mente para que ele não compreenda a seriedade da sua condição e consequentemente não há poder interior nele mesmo para conhecer a Deus, para amar a Deus, para recebe a Deus, nem mesmo para buscar a Deus. Seguramente este breve esboço do homem natural revela a vida vivida no plano mais baixo.
                Vamos seguir no estudo da vida no plano mais alto, que é

O HOMEM ESPIRITUAL
I Co 2.15; Gl 6.1

O homem espiritual é a exata antítese do homem natural.

O Relacionamento do Homem Espiritual com Deus

                O homem espiritual tem um correto relacionamento com Deus através da fé em Jesus Cristo. Esse relacionamento foi produzido pelo Espírito Santo, que o convenceu do pecado de não crer no caminho de Deus para a salvação e da necessidade de uma justiça que não seja a sua, se ele tiver sempre comunhão com um santo e justo Deus. Ele revelou Jesus Cristo para ele como Salvador do pecado e como o Salvador que ele precisa. O Espírito Santo trabalhou tanto sobre a mente, coração e vontade do homem natural que ele foi convencido da verdade do Evangelho, convencido do pecado do seu coração, e o guiou para pôr a sua fé no Crucificado como seu Salvador, e então ele “nasceu do Espírito” no Reino de Deus.
                O homem espiritual tem o Espírito Santo habitando nele, enchendo-o, guiando-o, ensinando-o, fortalecendo-o. Através do novo nascimento a própria vida de Deus, eterna e não criada, foi concedida a ele, e agora Jesus Cristo é a sua verdadeira vida (Cl 3.3).
                O homem espiritual tem um tríplice relacionamento com Jesus Cristo, que é manifestado no seu caráter, na sua conversão e na sua conduta.
                O homem espiritual recebeu Cristo como seu Salvador.
                O homem espiritual rendeu-se a Cristo como seu Senhor.
                O homem espiritual apropriou-se de Cristo como sua vida.
                Jesus Cristo e ele são um só assim como a videira e as varas são uma. Cristo é a suprema necessidade da sua vida e tem o lugar supremo em suas afeições. Cristo é tudo em tudo para ele.

A Condição do Homem Espiritual

                O homem espiritual, tendo recebido o crucificado, ressurreto, glorificado Cristo e Salvador, Senhor e Vida, vive sua vida inteiramente para Deus. Jesus Cristo é o centro da sua vida e tem controle total sobre todo o seu ser. Jesus Cristo domina seus pensamentos, afeições, linguajar, vontade e ações. Ele se tornou um participante da natureza de Deus, por isso existem duas naturezas no homem espiritual, mas a natureza divina é soberana.
                O homem espiritual está habitualmente vivo para Deus e morto para o pecado e o ego. Ele é um servo de Deus e alegremente, prazerosamente, reconhece e se submete ao Senhorio soberano de Jesus.
                Jesus Cristo é intensamente real e precioso para o homem espiritual, e ele O considera, O ama, O serve, O adora e O louva. Esta condição não deve a qualquer coisa dele mesmo, mas é verdadeira por causa da sua própria rendição sem reserva para a influência e operação do Espírito Santo, através de quem ele é habilitado para seguir, receber, amar e conhecer Cristo Jesus como seu Salvador e através de quem ele é preenchido com Sua vida. Seguramente este breve esboço do homem espiritual revela a vida vivida no plano mais alto.
                Vamos seguir no estudo da vida no plano médio, que é

O HOMEM CARNAL
                I Coríntios 3: 1-4

                O homem carnal é um homem dividido, pertencendo a duas esferas.

O Relacionamento do Homem Carnal com Deus
                O homem carnal é um cristão porque ele obteve filiação através da fé em Jesus Cristo como seu Salvador. Portanto ele tem um correto relacionamento com Deus, mas não entrou na possessão nem nos privilégios de um filho, e suas práticas não condizem com sua posição na família de Deus.
                O homem carnal tem o Espírito Santo habitando nele, mas Ele está constantemente sendo agravado e sufocado, e deste modo Ele tem poder interior e domínio restritos sobre a vida.
                O homem carnal foi renovado através do novo nascimento, mas ele ainda é um “bebê em Cristo”. Ele se assenta na mesa do Senhor para partilhar da Sua abundância, mas não tem apetite nem capacidade para “alimento sólido”. Ele subsiste com “leite”. Não é um homem maduro. Ele realmente se tornou um com o Senhor Jesus, mas é um “adultero” amando o mundo e cuidando muito mais do seu povo e prazeres do que de Jesus Cristo (Tg 4.4).
                O homem carnal recebeu a Cristo como seu Salvador, mas tem pouca ou nenhuma compreensão de uma vida completa rendição e de plena apropriação de Jesus Cristo como seu Senhor e sua Vida. Ele sente uma necessidade de Cristo e deseja algum relacionamento com Ele, mas não está satisfeito nEle. Cristo tem um lugar em seu coração, mas não o de supremacia e preeminência.

A Condição do Homem Carnal

                O homem carnal vive sua vida parcialmente para Deus e parcialmente para si mesmo. O Senhor Jesus está realmente no centro da sua vida, mas “o velho homem” geralmente está no trono. Há um controle dividido sobre a sua vida. Algumas vezes Cristo domina seus pensamentos, afeições, linguagem, desejos e ações, mas mais frequentemente eles estão sob o domínio do ego. Duas naturezas estão lado a lado no homem carnal, a divina e a carnal, e ele está sob influência de ambas, mudando de acordo com sua entrega pra uma ou para outra. Ele está vivo para Deus espasmodicamente, mas também está vivo para o pecado, o ego e Satanás. Ele tenta viver em duas esferas, a celestial e a terrena – e falha em ambas.
                O homem carnal está em uma condição miserável, e sua vida é sempre uma derrota ou desencorajamento, frequentemente uma desesperança. Esta condição é devida à ignorância das coisas profundas de Deus, relutância em render-se sem reservas ao Senhor Jesus Cristo e incredulidade em apropriar-se de Cristo com todas as Suas graças e dons. Seguramente este breve esboço do homem carnal revela a vida vivida no plano médio. 
                Olhamos para o espelho de Deus. Você se viu? Estivemos no estúdio de Deus. Você viu sua fotografia? Vimos a vida humana em três planos. Em qual plano você está vivendo

Postar um comentário

PARCEIROS

Www.Goocrente.Com - Acesse o Maior Pesquisador Cristão da Atualidade! Milhares de Sites Evangélicos, Estudos Bíblicos, Variedades, Cifras, Pastores, Igrejas, Eventos, Portais, Revistas, Rádios e muito mais.


Busca na web
Aonde.com - outros serviços: Download, Jogos e BuscaUrl
Cadecristo.com.br - Portal GOSPEL do Brasil - Pesquisa e busca 
evangélica - Jesus Cristo através da Internet

REDE SOCIAIS

União de Blogueiros Evangélicos
Uêba - Os Melhores Links

ARTIGOS E TEXTOS

O ARTIGO - Publique seus artigos de graça para milhares de leitores!

PROPAGANDA

 Carteiro Xpress
 Envie e-mails com
 facilidade e segurança.

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP