ANÚNCIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BEM VINDOS!

É imensa satisfação receber sua visita a este blog. Meu desejo é que os artigos postado possam edificar, consolar sua vida. Caso algum artigo lhe seja útil e queira usar fique a vontade para isso, pois tudo é feito para Honra e Glória do Senhor Jesus Cristo. Um pedido quero fazer, se você foi edificado, consolado indique este blog ao seu círculo de relacionamento. Minha oração ao Pai do Senhor Jesus Cristo é que Ele lhe abençoe imensamente, com todo sorte de Bençãos espirituais nos lugares celestiais.

Cookie

Em seu Emaill!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

NEWSLETTERS

TRANSLATE

Pesquisar este blog

4 de jun. de 2015

A IGREJA EM PÉRGAMO

Apocalipse 2:12-17

Esta igreja tipifica a condição da igreja do quarto ao sétimo século.
            2.12 – “Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas cousas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes” – Pérgamo no original grego significa (1) “unido em casamento”, o que indica o relacionamento entre a igreja e o mundo; e (2) “torre alta” (ou “fortificado”), o que aponta para a posição da igreja no mundo.
            “Aquele que tem a espada afiada de dois gumes” – A espada afiada tem duas funções: uma é ade cortar a união entre a igreja e o mundo, e a outra é a de julgar aquela igreja que se encontra unida ao mundo.
            2:13 – “Conheço o lugar em que habitas” – A igreja peregrina sobre a terra exatamente como o nosso Senhor também foi uma vez um estranho nesse mundo. Quão triste é que a igreja agora tenha perdido o seu caráter de peregrina e, em vez disto, tenha obtido uma habitação, isto é, uma posição aqui neste mundo. Isto nos mostra como a igreja tem se tornado mundana, e sua habitação é em Pérgamo, que significa torre alta que quer dize, ela tem uma posição, influência e glória.
            Julgando pela aparência externa, a igreja é muito próspera, possuindo posição, influência e glória; mas na realidade esta tem sido corrompida e derrotada. Pois apesar do serviço da igreja sobre a terra ser o de batalhar contra o inimigo, ela agora possui um lugar de habitação onde o trono de Satanás está. Em outras palavras, Satanás ocupa um lugar na igreja. Como isto é lamentável!
            “Ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós onde Satanás habita” – Nestas sete cartas nenhum nome de cristão é jamais mencionado exceto o de Antipas. Desta forma é afirmada a extrema importância desse crente. Por que Antipas foi morto? Pelo fato dele manter a todo custo o nome do Senhor, e não negar a sua fé. Isto é, ele foi morto porque ele fielmente deu testemunho destas coisas.
            “É que conservas o meu nome, e não negaste a minha fé”. Enquanto Antipas viveu, pela sua fiel conduta, toda a igreja ficou firme. Mas após ter sido morto, toda a igreja foi desestabilizada.
            2:14 – “Tenho, todavia, contra ti algumas cousas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem cousas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição” – Balaão era um cobiçoso profeta do Antigo Testamento cujos ensinamentos tinham como objetivo unir os israelitas aos gentios. Quantos que ainda hoje pregam por amor ao dinheiro, e como eles defendem a união com o mundo. Assim como Balaão era alugado por Balaque da mesma forma, desde o tempo de Constantino o Grande, muitos têm sido empregados pelos reis. Os efeitos dos ensinamentos de Balaão são: (1) Comer das cousas sacrificadas aos ídolos, que quer dizer, misturar-se com outras religiões, e (2) praticar a prostituição, o que em outras palavras significa tornar-se amigo do mundo.
            2:15 – “Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos Nicolaítas” – Visto que o período aqui representado se refere ao tempo quando o Império Romano aceitou o cristianismo como sua religião, e desde que nessa época as pessoas em sua maioria não possuíam qualquer conhecimento das verdades do cristianismo, naturalmente a carga de carregar as coisas espirituais caiu sobre a minoria. O sistema de classes se tornou uma necessidade, e logo este sistema se desenvolveu em uma espécie de ensinamento.
            2:16 – “Portanto, arrepende-te; e se não, venho a ti sem demora, e contra eles pelejarei com a espada da minha boca”. A espada no versículo 12 é a palavra do Senhor que cortará o nosso relacionamento com o mundo. Se nós ouvirmos a Sua advertência mas não nos arrependermos e nem rompermos o nosso relacionamento com o mundo, seremos julgados pela Sua espada, a Palavra.
            2:17 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe” – Aqui existem duas promessas para o vencedor, são elas:
1.      O maná escondido – O maná é um tipo de Cristo (Jo 6:49-51). O maná visível foi compartilhado por todos os filhos de Israel, mas o maná escondido foi preservado para Canaã. Todos os crentes se regozijam na salvação de Cristo, mas somente os vencedores participam desta parte escondida de Cristo, a qual não é conhecida de todos.

2.      Uma pedrinha branca – Durante aqueles dias uma pedrinha branca – sobre a qual era escrito o nome de um candidato -  era usada para eleição, e era depositada numa urna. Apesar de que um vencedor não será obviamente eleito por este mundo religioso, ele todavia receberá do Senhor uma pedrinha branca na qual estará escrito um novo nome desconhecido dos demais. Isto indica a satisfação do Senhor conosco.

Nenhum comentário:

Mondiad

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP