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21 de jul. de 2009

DO HUMILDE PENSAR DE SI MESMO





Todo homem tem desejo natural de saber; mas que aproveitará a ciência, sem o temor de Deus? Melhor é, por certo, o humilde camponês que serve a Deus, do que o filósofo soberbo que observa o curso dos astros mas descuida de si mesmo. Aquele quese conhece bem prespreza-se e não se compraz em humanos louvores. Se eu soubesse quanto há no mundo, porém me faltasse o amor, de que me serviria isso perante Deus, que me há de julgar segundo as minhas obras?

Renuncia ao desordenado desejo de saber, porque nele há muita distração e ilusão. Os letrados gostam de ser vistos e tidos por sávios. Muitas coisas há cujo conhecimento pouco ounada aproveita à alma. E mui insensato é quem de outras coisas se ocupa e não das que tocam à sua salvação. As muitas palavras não satisfazem à alma, mas uma palavra boa refrigera o espírito e uma consciência pura inspira grande confiança em Deus.

Quanto mais e melhor souberes, tanto mais rigorasamente serás julgado, se com isso não viveres mais santamente. Não te desvaneças, pois, com qualquer arte ou conhecimento que recebeste. Se te parece que sabes e entendes bem muitas coisas, lembra-te que é muito mais o que ignoras. Não presumas de alta sabedoria (Romanos 11:20), antes confessa a tua ignorância. Como tu qures a alguém preferir-te, quando se acham muitos mais doutos do que tu e mais versados na lei? Se queres saber e aprender coisa útil, deseja ser desconhecido e tido por nada.

Não há melhor e mais útil estudo que conhecer-te perfeitamente desprar-se a si mesmo. Ter-se por nada e pensar sempre bem e favoravelmente dos outros, prova é de grande sabedoria e perfeição. Ainda quando vejas alguém pecar publicamente ou cometer faltas graves, nem por isso te deves julgar melhor, pois não sabes quanto tempo poderás perseverar no bem. Nós todos somos fracos mas ninguém deves considrar mais fraco que a ti mesmo.



Extraído do livro IMITAÇÃO DE CRISTO, (Tomás de Kempis), capítulo 2.



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