ANÚNCIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BEM VINDOS!

É imensa satisfação receber sua visita a este blog. Meu desejo é que os artigos postado possam edificar, consolar sua vida. Caso algum artigo lhe seja útil e queira usar fique a vontade para isso, pois tudo é feito para Honra e Glória do Senhor Jesus Cristo. Um pedido quero fazer, se você foi edificado, consolado indique este blog ao seu círculo de relacionamento. Minha oração ao Pai do Senhor Jesus Cristo é que Ele lhe abençoe imensamente, com todo sorte de Bençãos espirituais nos lugares celestiais.

Cookie

Em seu Emaill!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

NEWSLETTERS

TRANSLATE

Pesquisar este blog

8 de abr. de 2009

AMNÉSIA ESPIRITUAL


Amós 3:1-3 – Ó israelitas ouvi esta palavra que o Senhor fala contra vós, contra toda a família que tirei da terra do Egito: De todas as famílias da terra, escolhi somente a vós, portanto, eu vos punirei por todas as vossas maldades. Por acaso andarão duas pessoas juntas, se não estiverem de acordo?

Esta expressão nos faz lembrar que não devemos somente ouvir, já que nesta expressão esse ouvir está intimamente ligado ao obedecer, porque ninguém dá uma direção para não ser obedecido. Esta mensagem está sendo transmitida a toda a família da terra, tanto a Israel como a Judá. Deus está lembrando o chamado divino como povo de Deus, um chamado que tendiam a desprezar e a esquecer.
Qual o tipo de chamado?
1º era um chamado pela graça, pois o Senhor os escolheu – Det. 7.6-8; Êxodo 19.1-5.
Esse principio da eleição pela graça também se aplica a Igreja – Jô 15.16, Paulo lembra aos Corintios – I Co. 1.26,29. Deus nos escolhe em Cristo antes da fundação do mundo (Ef 1.4) e o fez somente por sua mais pura graça.
2º era um chamado efetivo, pois o Senhor havia demonstrado seu grande poder ao livrar Israel da escravidão do Egito. O sangue do cordeiro pascal protegeu os hebreus da morte e foram conduzidos pelo mar vermelho a fim de se separarem para sempre do Egito.
Fomos salvos pelo precioso sangue de Cristo – I Pe 1.18,19; 2.24 e separados do mundo por sua poderosa ressurreição – Ef. 1.19-23.
3º um chamado exclusivo – de todas as famílias da terra vos escolhi. Escolher que também pode ser traduzido por conhecer indica um relacionamento íntimo, como aquele de marido e mulher.
4º um chamado que incluía responsabilidade de amar a Deus e lhe obedecer. Como povo escolhido, devemos viver de modo digno da nossa vocação – Ef. 4.1.

Quando Deus lhes chama para ouvir começa a relembrá-los de que eles eram, pois neste momento o povo estava com uma amnésia, e por causa disso estavam vivendo em desobediência e o castigo estava por vir.

O que é Amnésia?

O que é?
Amnésia é a perda de memória, parcial ou completa.
É, geralmente, temporária e pode ser devida a:
Sintomas de diversas doenças neurodegenerativas (aquelas em que o sistema nervoso se deteriora progressiva e irreversivelmente),
Resultado de danos a partes do cérebro vitais para o armazenamento da memória.
Existem causas orgânicas e psicológicas para a amnésia.
Algumas causas orgânicas incluem:
Infecções que atingem o tecido cerebral, como encefalites por herpes simples
Traumas físicos, tais como ferimentos ou pancadas na cabeça.
Derrame cerebral, insuficiência vascular.
Alcoolismo e drogadição.

A amnésia espiritual é causada da mesma forma. Muitas enfermidades tinham atingido Israel e Judá tais como: formalismo religioso, corrupção espiritual (5.12,21), desconsideração pelas pessoas (2.6) deteriorização da moralidade e da justiça social (2.7,8).

A amnésia espiritual é aquela que nos faz esquecer quem somos, é o motivo que nos faz estar num lugar onde não podemos nos identificar a nós mesmo. Perdemos nossa identidade de filhos de Deus. Nabucodonossor certa vez se exaltou e Deus permitiu uma amnésia em sua vida. Ele esqueceu-se que era Rei, que era um ser humano e pensou ser um animal, por causa deste pensamento ele agia como animal. Quando esquecemos quem somos em Deus, agimos como o mundo. Isto mostra que temos amnésia espiritual, deixamos de agir como cristãos, agimos como o mundo. Recebemos o coração do mundo, e isto causa amnésia.
Quando nosso Senhor veio ao mundo e antes de começar seu ministério Ele teve que se identificar com o ser humano – Mat. 3.13-15; Fil. 2.5-11.
Assim deve me identificar com Cristo – eu estava com Ele no calvário. Eu morri com Ele no calvário, a Obra do calvário me justificou – Rom. 3.24; II Co. 5.17; Gal. 3.26,27; Ef. 1.3; 2.6,10,13.
Ainda Ele disse que as obras que Ele fez nós faríamos ainda maiores – Jo 14.12.
Você está se identificando com esta palavra, ou você tem alguma amnésia espiritual. Quando esquecemos de nos identificar com a Palavra de Deus – isto é amnésia espiritual. A amnésia espiritual nos impede de nos identificar com as Escrituras. Este é um problema hoje, estamos enredados com tantas coisas (Heb. 12.1) que pode criar um choque que nos impede de saber o que é certo e o que é errado. Não conseguimos nos lembrar do Senhor. Não conseguimos nos lembrar da Palavra. Não lembramos de promessa alguma.
Não conseguimos nos identificar com a Palavra. Por quê? Quando a Palavra é manifestada não cremos nessa Palavra. Não sabemos a quem pertencemos. Esta amnésia espiritual cria um hibridismos em nós. O que é uma coisa hibrida. Uma coisa hibrida é que contém mistura que viola as leis naturais. Exemplo: a mula. A mãe é uma égua e o pai um jumento, e a mula não sabe a quem pertence. A mula não pode reproduzir-se novamente. Como discípulos do Senhor se estamos com amnésia espiritual estamos hibridados, ou seja, não conseguimos reproduzir.

Pertencer a Igreja não significa nada para Deus. Precisamos ser filhos e filhas de Deus. Temos que ser nascidos de Deus.
É de vital importância estar identificado com tudo o que a Bíblia declara. Se eu não tenho sido atingido com a amnésia espiritual deste mundo pós-moderno, eu sou, serei e poderei me identificar com a Palavra.

Um irmão conta uma pequena história de um soldado francês.

Havia um grupo de soldados do exército que tiveram esta amnésia causada
pelo choque da batalha. O exército francês tinha um programa. O Programa chamava pessoas que não tinham notícias de seus, virem e ver se elas poderiam
identifica-los. Não havia esperança para eles, quem sabe alguns foram
identificados. Os que não foram identificados seriam colocados num sanatório,
onde eles teriam que ficar pelo resto de suas vidas.
Esses soldados foram levados de trem e, subindo ao lado da colina,
pararam numa estação, para permitir aos soldados saírem e esticarem suas pernas. E os guardas subiram a colina para vigiá-los, com amnésia, eles tinham que observá-los.
Então eles observaram um jovem. Ele saiu e começou a olhar
o redor daquele tanque de água, olhou ao redor de toda a colina. Ele esfregou sua face,
e estudou e olhou novamente; ele viu aquele tanque de água. Ele olhou ao redor da
estação e começou a caminhar. Ao invés do guarda pará-lo, ele o seguiu. Ele subiu até a colina, desceu por uma estradinha, virou à direita, subiu em outra pequena colina e
chegou a uma pequena cabana feita de toras. Ele olhou. Saindo pela varanda, um velho
homem com uma bengala em sua mão, veio e colocou seus braços ao seu redor e disse: Meu filho, eu sabia que você voltaria. Eles me disseram que você estava morto, mas eu sabia que você voltaria. E o rapaz voltou a si. Sua amnésia o havia deixado. E ele pode identificar quem ele era. Ele sabia que aquele era seu pai.
Quando nos encontramos com Deus esse encontro sara qualquer enfermidade. Encontre-se hoje com teu Pai.

Um comentário:

vilma disse...

Olá,suas postagens são excelentes.Deus o abençoe!Graça e paz.

Mondiad

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP