Apocalipse
3:7-13
O nome Filadélfia é a combinação de duas palavras gregas “philo”
e “adelphos”: “philo” significa amor, e “adelphos” significa irmão: logo
Filadélfia significa “amor fraternal”. É interessante notar que as palavras do
Senhor para Filadélfia e Esmirna são bastante semelhantes. Dentre as sete
igrejas, cinco são repreendidas, e apenas duas não recebem qualquer repreensão.
Essas duas são Esmirna e Filadélfia. Exatamente como o problema em Esmirna veio
do judaísmo e dos judeus, da mesma maneira ocorreu com Filadélfia. Para a
igreja em Esmirna o Senhor diz: “Tereis tribulação”; para a igreja em
Filadélfia Ele diz: “Eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o
mundo inteiro”. Para ambas as igrejas o Senhor menciona a coroa. Para Esmirna
Ele diz: “Dar-te-ei a coroa da vida”; e para Filadélfia Ele diz: “Conservas o
que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.
Uma vez que essas duas igrejas possuem muitas similaridades,
elas permanecem na mesma linha: na linha ortodoxa dos apóstolos. Embora a
igreja em Sardes tenha sido uma restauração verdadeira, tal restauração não foi
completa. Pois ao contrário da igreja em Filadélfia que recebe louvores, a
igreja em Sardes recebe reprovação. Podemos assim saber com certeza que
Filadélfia é a escolha do Senhor porque ela é uma extensão da linha ortodoxa
dos apóstolos.
No século XIX houve um grande movimento na igreja que ultrapassou
a Reforma. E assim Filadélfia nos deu o que a Reforma falhou em dar. Nós
agradecemos a Deus porque a questão da igreja foi solucionada através do movimento
dos “Irmãos”. A posição dos filhos de Deus foi praticamente restaurada. No entanto,
a fama do movimento dos Irmãos ficou muito aquém da fama da Reforma. Porque a
Reforma irrompeu no mundo com a ajuda da espada e da pistola, enquanto o
movimento dos Irmãos dependeu puramente na pregação da Palavra de Deus.
3:7 – “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve” – Filadélfia;
amor fraternal. Em qual aspecto Deus particularmente louva Filadélfia? No seu
amor fraternal, porque a classe intermediária que fazia distinção entre
clérigos e leigos foi totalmente abolida. Além disso, na igreja não há judeus
nem gentios, nem livres, nem escravos. Todos são irmãos. Somente quando os
nossos olhos forem abertos para isso, poderá o amor fraternal se tornar
possível. No mundo, as distinções são gloriosas, mas na igreja, elas são vergonhosas.
A igreja não permanece sobre as distinções, mas sobre o amor fraternal.
“Estas cousas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a
chave de Davi, que abre e ninguém fechará, e que fecha e ninguém abre” – A vida
do Senhor é santa; Ele próprio é a santidade. E Ele é esta realidade diante de
Deus, porque Ele é a realidade de Deus. A chave de Davi significa autoridade.
Cristo é a finalidade, e todos os problemas são solucionados nEle. Não é uma
questão de força, nem de publicidade, mas de Seu ato de abrir a porta.
3:8 – “Conheço as tuas obras... que tens pouca força” – Uma passagem
nas Escrituras pode ser associada com este verso: “Pois quem despreza o dia dos
humildes começos” (Zc 4:10). Não devemos desprezar o dia dos humildes começos,
isto é, o dia da reconstrução do templo. Após setenta anos de cativeiro, o
remanescente dos judeus retornou para Jerusalém em fraqueza e em grupos. Eles
reconstruíram o templo santo, servindo assim como um tipo para o movimento dos
Irmãos. Muitos dos judeus mais velhos que haviam visto o templo antigo,
choraram em alta voz quando viram a fundação da casa de Deus sendo lançada. Pois
como poderia a glória deste templo ser comprada à glória do templo de Salomão?
Mas Deus falou através do profeta Zacarias, dizendo para que ninguém
desprezasse o dia dos humildes começos. De forma comparativa, o testemunho da
igreja no mundo é semelhante ao dia dos humildes começos.
“Guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome”. – No que
se refere à sua força, o Senhor conferiu a eles duas coisas: guardaram a Sua
palavra, e não negaram o Seu nome. Os irmãos são conhecidos pelo conhecimento
que têm da Palavra de Deus. Um simples crente entre eles parece ter um
entendimento mais claro das Escrituras do que muitos missionários. E desde 1828
os irmãos mantiveram o costume de serem apenas chamados de cristãos. Muitas
pessoas insistem em terem um outro nome denominacional, mas esses irmãos não
tiveram outro nome além de Cristãos. São chamados pelo nome de Irmãos (com
letra maiúscula) por outros, algo que nunca a si mesmo se chamaram.
“Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual
ninguém pode fechar”. – Para Filadélfia o Senhor apenas menciona aberta. As
pessoas podem contender dizendo que se pregamos de acordo com as Escrituras
todas as portas irão se fechar. A maior provação em obedecer ao Senhor é quando
uma pessoa encontra as portas fechadas. Porém aqui há esta extraordinária
promessa: “Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém
pode fechar”.
3:9 – “Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de
Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus, e não são, mas mentem, eis
que os farei vir e prostrar-se aos teus pés, e conhecer que eu te amei”. – Há pelo
menos quatro coisas que judaízam a cristandade, são elas: um sacerdócio
intermediário, um sistema de leis escrito, um templo físico e promessas
terrenas. Para aqueles que realmente conhecem a Deus, a influência do judaísmo
está totalmente anulada.
3:10 – “Porque guardaste a palavra da minha perseverança” –
Isto se associa com “companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em
Jesus” (1:9). A palavra aqui é um substantivo, não um adjetivo: não é Minha
palavra perseverante, mas a palavra da Minha perseverança, o que equivale a
dizer, a perseverança de Cristo Ele mesmo. Hoje o Senhor é perseverante para
com aqueles que O injuriam. Sua palavra é a palavra da perseverança
(paciência). Ele não tem qualquer fama aqui neta terra. É um Homem humilde, o
Homem de Nazaré, considerado o filho do carpinteiro. Assim que O seguimos, nos
é dito para guardarmos a palavra da Sua perseverança.
“Também eu te guardarei da hora da provação que há de vir
sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra”. – A provação
que há de vir sobre o mundo inteiro, todos os cristãos conhecem, é a Grande
Tribulação. Mas antes da hora da provação chegar, nós já teremos sido
arrebatados. Nas Bíblia há dois lugares que falam da promessa do arrebatamento:
uma se encontra em Lucas 21:36, e a outra em Apocalipse 3:10. Nós precisamos
seguir o Senhor cuidadosamente, aprender a andar de conformidade com
Filadélfia, e pedir ao Senhor para nos livrar de todas essas coisas que estão
para vir sobre este mundo.
3:11 – “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que
ninguém tome a tua coroa” – Essa igreja continuará até a volta do Senhor. “Conserva
o que tens” – O que os irmãos em Filadélfia têm? Minha palavra. Meu nome. “Para
que ninguém tome a tua coroa”. – Para as demais igrejas, é uma questão de
ganhar a coroa; para Filadélfia, é uma questão é perde-la, pois o Senhor afirma
que ela já tem a coroa. Há apenas uma pessoa em todo o Novo Testamento que
sabia que há possuía a coroa, e este homem era Paulo. E entre todas as igrejas,
apenas Filadélfia sabe que possui a coroa. Portanto, o Senhor a adverte a não
deixar que ninguém tome a sua coroa. Ele quer dizer com isso que ela não saia
da posição de Filadélfia, e abandone o seu lugar.
3:12 – “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu
Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome
da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu
Deus e o meu novo nome”. – Assim Filadélfia frequentemente experimentou
ostracismo em sua história, assim também, um dia ela nunca mais será
excomungada. Para ser uma coluna no templo de Deus significa ser
permanentemente colocado, porque uma coluna não pode ser nunca removida.
Filadélfia, como uma Coluna, suportará o templo de Deus, tendo os três nomes –
de Deus, da Nova Jerusalém, e de Cristo – inscritos sobre ela. O eterno
propósito de Deus será então cumprido. Os irmãos em Filadélfia satisfazem ao Senhor
assim como pertencem ao Senhor.
3:13 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às
igrejas” – Lembremos bem de que Deus não nos deu alternativas para escolhermos;
antes, Ele tem colocado, de maneira plena diante de nós, o caminho da igreja.
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