Cada pessoa da Trindade não age de modo independente uma da
outra, mas, trabalham juntas para possibilitar a nossa salvação. Cada pessoa
tem um obra especial a realizar com o qual contribui em nossa vida.
Vs. 7 – em quem temos a redenção – o verbo remir significa:
resgatar, expiar, libertar. Jesus comprou um escravo para libertá-lo. Pagou com
seu próprio sangue e assim nos libertou da Lei (Gálatas 5:1), da escravidão do
pecado (Romanos 6) e do poder de Satanás e do mundo (Gálatas 1.4, Cl 1:13,14).
Somos ricos porque somos filhos.
Nesta compra fomos perdoados. Perdoar significa: apagar, levar
embora. Isto era o que acontecia no Velho Testamento quando no Dia da Expiação
o sumo sacerdote enviava o bode expiatório para o deserto com todos os pecados
do povo. E que lançaria os nossos pecados nas profundezas do mar (Lev. 16;
Miqueias 7:19).
Vs.8 – 11 - Segundo essa obra redentora ele a tornou
abundantemente para nós em toda sabedoria e prudência. Revelou-nos o mistério
da sua vontade, esse mistério não se relaciona com coisa sinistras, mas sim um
segredo sagrado o qual é de tornar a congregar em Cristo todas as coisas nos
céus e na terra.
Por causa desse propósito em Cristo fomos feitos herança e como
herança fomos predestinados segundo esse mistério de Deus. Somos predestinados
a que? A andar segundo o propósito de Deus (Romanos 8:29). Somos para Louvor e
Glória de Deus.
Vs. 12-14 – Estamos em Cristo, depois que ouvimos a palavra da
verdade. Esse ouvir envolver o ouvir, crer e falar ou seja como é mais comum
entre os evangélicos “receber a Jesus como Senhor e Salvador”. Feito isto,
fomos selados com o Espírito Santo da promessa. Ser selado significa: que esse
selo é a nossa garantia da salvação efetivada quando Cristo voltar (I Pedro
1.5,9), quando seremos transformados e receberemos um novo corpo celestial (I
Coríntios 15.51,52; 2 Coríntios 3.18).
Vs.15-23
–
Paulo tinha ouvido da fé e do amor dos Efésios e por causa disso
ele não cessava de dar graças a Deus, lembrando deles nas orações e fazendo um
pedido de que eles entendessem a grande riqueza que tinham em Cristo. A vida
cristã possui duas dimensões inseparáveis: a fé em Deus e o amor aos homens.
Mas, Paulo sabia que o amor e a fé eram apenas o começo. Tinha muito mais para
os efésios descobrirem, e foi por isso que o apóstolo orou por eles e por nós.
Orações que Paulo fez: Efésios 1:15-23; 3:14-21; Filipenses 1:9-11; Colossenses
1:9-12), encontramos as bênçãos que desejava que seus convertidos desfrutassem.
Observe que em nenhuma dessas orações ele pede coisas materiais. Sua ênfase é
sobre a percepção espiritual e sobre o verdadeiro caráter cristão. Precisamos
entender dois fatos em sua súplica por iluminação. Primeiro – esse
esclarecimento vem do Espírito Santo. Ele é o espírito de sabedoria e revelação
(João 14:25,16; 16:12-14). O ser humano não é capaz de compreender as coisas de
Deus contando apenas com sua mente natural. Precisa que o Espírito o ilumine (1
Coríntios 2:9-16). Em segundo – essa iluminação é dada ao coração daquele que
crê (Efésios 1:18). O coração na Bíblia representa o ser interior e inclui as
emoções, a mente e a volição. O ser interior, o coração, possui faculdades
espirituais paralelas aos sentidos do corpo (olfato, tato, visão, etc). Era
isso a que Jesus se referia em Mateus 13:31. A incapacidade de ver e
compreender as coisas espirituais não deve ser atribuída a inteligência, mas
sim ao coração. Os olhos do coração devem ser abertos pelo Espírito de Deus.
Vs.17b – Para conhecermos a Deus. Trata-se da mais elevada de
todas as formas de conhecimento. O ateu afirma de não há Deus a ser conhecido,
e o Agnóstico afirma que se há um Deus não temos como conhece-lo. Paulo afirma
pela sua experiência com Deus de que o ser humano não é capaz de entender
verdadeiramente coisa alguma sem o conhecimento de Deus. O cristão deve crescer
no conhecimento de Deus. A salvação é o conhecimento pessoal de Deus. A
santificação é o conhecimento crescente de Deus. A glorificação é o
conhecimento perfeito de Deus.
Vs.18a – Para conhecermos o chamamento de Deus – o termo chamado
é de grande importância para o cristão. A palavra igreja é a combinação de dois
termos gregos que significam “chamado para fora”. Paulo testemunhava sempre que
ele tinha sido chamado. O chamamento de Deus se dá pela sua graça não por méritos
nossos. O termo esperança não significa “espero que isso aconteça” como uma
criança que espera ganhar um presente. Esse termo implica certeza do futuro.
Vs. 18b - Para
conhecermos as riquezas de Deus. Nessa oração ele não se refere à nossa herança
em Cristo, mas sim à herança dele em nós. Deus nos considera parte de sua
grande riqueza (Efésio 1:6). Deus nos trata com base no futuro não no passado.
Vs.19 -23 – Ao nos tornar sua herança, Deus demonstra seu amor.
Nós cristão precisamos de poder por vário motivos. Em primeiro, somos fracos
demais por natureza para dar o devido valor e nos apropriarmos dessas riquezas,
a fim de usá-las corretamente. O segundo motivo, há inimigos que desejam tomar
essas riquezas de nós. Jamais seriamos capaz de derrota-los com nossas forças
precisamos de do poder do Espírito Santo.
Nos versos 22 e 23 Paulo esclarece a aplicação prática. Pelo
fato de sermos cristãos, fazemos parte da igreja, o corpo de Cristo, e ele é o
Cabeça. Isso implica que existe uma ligação entre nós e Cristo. Ele é o cabeça
então há uma garantia de funcionamento adequado.
Nos quatro evangelhos vemos o poder de Deus operando no
ministério de Jesus Cristo, mas no livro de Atos vemos o mesmo poder operando
através de homens e mulheres comuns, membros do corpo de Cristo.
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