A nossa mente é um campo, um campo onde diariamente e a cada segundo são travadas batalhas imensas. É em nossa mente que estão todas as informações e é baseada nessas informações que nossa vida é dirigida. Precisamos dar atenção a nossa mente.
Romanos 12.2; Efésio 4.23
A Palavra de Deus nos incentiva, exorta a renovarmos a nossa mente ou nossos pensamentos. Isso porque durante a nossa vida vamos construindo idéias, pensamentos, opiniões, que muitas vezes e na sua grande maioria serve para nós como embaraços para o nosso crescimento espiritual (I Pedro 1:18; Colossenses 2:8).
Os ensinos recebidos criam em nossa mente fortalezas, essas fortalezas são estruturas mentais ou padrões mentais inculcados em nós que precisam ser derrubados para avançarmos adiante II Corintios 10:4,5. Sabemos que em nossa caminhada existem três momentos, o passado, o presente e o futuro. Muitas vezes estamos vivendo o presente presos aos padrões de nosso passado. O passado é imutável, mas podemos modificar os seus efeitos no presente. O apostolo Paulo nos incentiva a olhar para o hoje, para atingir o objetivo principal (Filipenses3:13-16). Para isso é necessário uma renovação da nossa mente.
O presente determina o nosso futuro (Provérbios 23:7), assim como todas as situações tem três lados : o negativo, o positivo e o terceiro lado que corresponde a atitude do momento ou seja o que preciso aprender com isso. Geralmente ficamos focados na situação e principalmente no lado negativo, pensamos também no lado positivo, mas que lição tenho a aprender raramente nos vem a mente.
Quando a Palavra nos admoesta a renovar nossa mente ou nosso modo de pensar, ela deseja isso: Filipenses 4:8.
Agora nos vemos preso as nossas estruturas mentais, para quebrar essas estruturas precisamos praticar e perseverar em alguns princípios da Palavra de Deus:
1. Pare de Murmurar ou lamentar (I Corintios 10: 9,10) a murmuração ou lamentação traz sobre nós o destruidor, que vem destruir nossa paz, nossa alegria trazendo sobre nós doenças (depressão), ampliando as dificuldades e tantas outras coisas.
2. Pare de olhar para você mesmo (Hebreus 12:2; Filipenses 4:13);
3. Pare de se desvalorizar (Mateus 19:19; 22:39) confie no Senhor, naquilo que Ele pode fazer através de você, você é importante para Deus.
4. Vigie sua mente ou pensamentos (Mateus 26:41; I Corintios 16:13; I Pedro 5:8; Filipenses 4:8) esteja atento ao que você está pensando ou vindo ao seu pensamento, pois temos um inimigo e ele deseja que vivamos como galinhas, com nosso olhares para baixo.
Estamos em Cristo e em Cristo somos novas criaturas (II Corintios 5:17; I Corintios 2:16) não precisamos mais viver debaixo de nossas estruturas mentais velhas, aprendidas durante o nosso crescimento natural. O Senhor lhes deu vida e vida em abundância, viva esta Vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário