Queridos e
amados leitores a partir desse post estarei publicando comentários sobre As
sete Igrejas de Apocalipse 2:1 – 3:22, comentários estes do renomado autor de
vários livros que impactou a Igreja no século vinte e que ainda está impactando
neste século 21 – Watchmann Nee do livro “Vem, Senhor Jesus” publicado pela
Edições Tesouro Aberto.
Neste resumo
será destacado o número sete que não Bíblia representa a perfeição e também o
descanso de Deus, este descanso aconteceu após ter criado o mundo porque Deus
viu que tudo o que tinha feito era muito bom, ou seja, estava perfeito.
Um Resumo dos capítulos 2 e 3
1. Sete Igrejas diferentes – As sete
igrejas registradas nestes dois capítulos são igrejas que realmente existiram
naquela época, e as situações descritas também foram as condições reais destas
várias igrejas. Além disso, estas sete igrejas representam sete períodos na
história da igreja juntamente com suas respectivas características. No entanto,
estas características não são absolutas ou exclusivamente aplicáveis a cada
período; é somente que, por exemplo a igreja pós-apostólica tem suas
características mais parecidas com a igreja de Éfeso, a igreja que abrange a
segunda geração é mais parecida com a igreja de Esmirna, e assim sucessivamente.
Mas, na verdade, a igreja pós-apostólica possui as condições das outras seis
igrejas também.
2. Os sete anjos, cada carta é
endereçada a um anjo[i].
Possa o Senhor nos levantar como mensageiros. Apesar de cada carta ter sido
escrita ao anjo, cada uma delas foi sem dúvida dada à igreja também. Logo são
dirigidas a todos os crentes.
3. Sete cartas com estilo próprio – Ema
cada carta nosso Senhor coloca algo que caracteriza a Si mesmo, e o que ele diz
encaixa corretamente como remédio para a condição de cada igreja. Por exemplo:
Éfeso é a igreja que perdeu o seu primeiro amor, sendo assim o Senhor Se revela
Si mesmo como Aquele que anda no meio dos sete candeeiros de ouro. Esmirna,
sendo a igreja sofredora, para ela o Senhor se manifesta como Aquele que esteve
morto e tornou a viver, encorajando-os a se tornarem mártires. Pérgamo é uma
igreja mundana, logo o Senhor Se revela a Si mesmo como Aquele que tem a espada
afiada de dois gumes, capaz de cortar e separá-la do mundo. Tiatira é uma
igreja adúltera e corrupta, portanto o Senhor Se apresenta como Aquele que tem
os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao bronze polido, no
propósito de inspecionar e julgar. Sardes é uma igreja morta, consequentemente
o Senhor se revela como Aquele que tem o Espírito de vida (os sete Espíritos de
Deus) e as sete estrelas que brilham. Filadélfia é uma igreja fiel que guarda a
verdade, e assim o Senhor proclama a Si mesmo como Aquele que é santo e
verdadeiro, e que abra largamente para eles a porta do labor. Laodicéia é uma igreja
cheia de opiniões humanas, e por esta razão o Senhor se revela como Aquele que
é o princípio de toda a criação.
4. O significado das sete localidades –
Éfeso significa “desejo” ou “relaxamento”, o que mostra como eles deixaram o
primeiro amor. A palavra Esmirna é originada da palavra mirra, a qual significa
“amargo”, significando o período em que a igreja sofreu sob as perseguições de
Roma. Pérgamo significa “torre Alta”, representando a igreja com posição e
poder mundanos, seguindo o imperador romano Constantino o Grande, após o mesmo
ter aceitado o cristianismo. Tiatira significa “sacrifício infatigável” cujo
período se encaixa perfeitamente no surgimento do sistema católico com a
instigação de sacerdócio especial e adoração de ídolos. Esta pode ser considerada
a época mais negra e corrupta da igreja. O significado de Sardes é
“reavivamento” ou “restauração”, um desenvolvimento que ocorreu no tempo da
Reforma, apesar da condição espiritual ser ainda fraca ou morta. Filadélfia
significa “amor fraternal”, a qual teve sua manifestação em torno do cento e
cinquenta anos atrás quando ocorreu uma tal restauração da igreja, onde muitos
cristãos deixaram todas as seitas para trás e se uniram em amor, mantendo-se
fiéis às verdades bíblicas. Laodicéia sugere o significado de “opinião do
povo”, e com isso se aplica apropriadamente à condição da igreja hoje, que está
repleta da opinião dos homens.
5. Sete “Conheço” – cada carta inclui a
palavra “Conheço”. O Senhor conhece nossa conduta, se boa ou má. Ele faz todo o
possível para elogiar o que é bom, mas também repreende severamente o mal. Essa
é a prova do justo julgamento do Senhor.
6. Sete Exortações – Cada igreja possui
a sua própria situação peculiar, e de acordo com isso, o Senhor exorta a cada
uma delas. As Suas palavras de exortação para as várias igrejas estão
registradas em Apocalipse 2 e 3 como se segue: para Éfeso (2:4,5); para Esmirna
(2:10); para Pérgamo (2:14-16); para Tiatira (2:20-25); para Sardes (3:2,3);
para Filadélfia (3:20); e para Laodicéia (3:17-20).
7. Sete Promessas – O Senhor levanta os
vencedores em cada igreja com o propósito de manter o Seu testemunho. A eles
Ele dá promessas especiais. Estas promessas são dadas em 2:7, 2:10-11, 2:17,
2:26-28, 3:5, 3:12, e 3:21.
8. Sete Chamamentos – Cada carta contém
as palavras “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (2:7,
2:11, 2:29, 3:6, 3:13, e 3:22). Uma vez que estas sete cartas são ditadas pelo
próprio Senhor, por que no registro se lê que é o Espírito Santo que fala às
igrejas? Apesar de ser o Senhor quem fala diretamente a João, as igrejas podem
apenas ler o que João escreveu. Assim, na leitura delas, deverá haver a
iluminação do Espírito Santo de modo que possa haver compreensão. Mais ainda,
mesmo quando o Senhor estava sobre a terra, Ele nunca falou por Si mesmo, mas
sempre falou por meio do Espírito Santo. Hoje Ele ainda fala por meio do
Espírito Santo. Consequentemente é o mesmo Espírito Santo falando às igrejas.
A partir dos próximos posts estaremos olhando de maneira mais detalhada
cada uma das cartas.
[i]
Segundo o próprio autor após algumas considerações considera os anjos como
sendo mensageiros humanos.
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