Quando ouvimos alguém dizer “a vontade do Senhor” seja em qual for a situação, está mais para uma formalidade do que em saber realmente a vontade do Senhor. Penso que tal situação está ligado a uma “moda” no meio evangélico que é a profecia. Hoje temos circulando nos púlpitos, na televisão, rádio, etc., Pregações Proféticas, Louvor Profético, Profetizar uns aos outros, e este dito tem tomado o lugar da Vontade do Senhor. Num passado não muito distante a vontade do Senhor era algo de grande interesse por todos os crentes, todos queriam descobrir a vontade de Deus. A falta de conhecimento em como descobrir a vontade de Deus gerou muita frustração e desencorajamento, talvez isso tenha ajudado a se buscar algo mais claro e fácil, a Profecia achou então um lugar de destaque. Quero apresentar algumas bases bíblicas para descobrir e andar na vontade do Senhor.
Existem dois aspectos na vontade do Senhor: 1. A vontade determinada de Deus – Hebreus 6:17, essa vontade é incondicional, imutável, irresistível (Efésios 1:9,11). A vontade determinada de Deus inclui coisas como o nascimento de Cristo, sua morte, ressurreição, etc.
2. O Desejo de Deus para o homem – é aquilo que Deus deseja para nossa vida, e que só pode ser o que Deus tem de melhor. A vontade de Deus é para que o crente realize o seu potencial. Neste segundo aspecto há necessidade de se colocar a vontade permissiva de Deus, ou seja, não é a vontade de Deus incondicional, imutável, irresistível. Neste aspecto Deus permite que o homem aja fazendo algo que Deus desejava que o homem não fizesse, mas cede por amor a esse homem, como exemplo, o caso do divórcio que Moises permitiu e Deus concordou, o motivo de Deus concordar o Senhor Jesus deixou claro “a dureza de coração” - Mateus 19: 7,8. Houve e há muitos problemas com relação a vontade de Deus listo aqui alguns desses motivos:
Esse termo muitas vezes não é definido com clareza ou consistência; muitos ignoram os meios para se determinar a vontade de Deus; o termo freqüentemente mal usado por alguns que tentam justificar alguma decisão ou ação estranha; o termo é usado por alguns para defenderem suas opiniões doutrinárias ou conceituais; o termo é usado como uma fórmula mágica para santificar qualquer coisa que uma pessoa faça. A vontade de Deus não está oculta a nós (Efésios 1:9; :17; Colossenses 1:9); a vontade de Deus nunca é contrária a Palavra de Deus, a vontade de Deus é algo que nós vivemos e não somente algo que nós achamos (I Tessalonicenses 5:16-21; Tiago 1:22-25); a vontade de Deus é geral e específica, a vontade específica só pode ser encontrada por aquele que está vivendo a vontade geral de Deus; a vontade de Deus só pode ser descoberta quando você leva Jesus a cada área de sua vida, isto é dedicação total; a vontade de Deus só pode ser encontrada quando você está desejando aceitar aquilo que o Senhor tem para sua vida.
Algumas luzes para confirmação da vontade de Deus:
O Espírito Santo em sua vida; as circunstâncias em sua vida; a liderança sobre nós no Senhor; a Palavra de Deus; a Paz interior; as portas abertas e fechadas; a consagração de sua vida; os talentos e habilidades que você tem para fazer determinadas coisas. Isto são somente luzes indicativas, como as luzes no aeroporto que estão ali para determinar o caminho pelo qual o avião deve pousar em segurança. Esta também são luzes indicativas para que você e eu possamos caminhar na vontade de Deus com segurança.
Em seu Emaill!
NEWSLETTERS
TRANSLATE
Pesquisar este blog
31 de mar. de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário